quarta-feira, 28 de maio de 2008

Nelma Mpfumo


Nelma Mfumo, de seu nome completo (e verdadeiro): Nelma Adélia Lázaro Fumo, nascida em Agosto de 1986, em Maputo, Moçambique.

Apesar de, agora, Nelma nos brindar com notáveis performances vocais, só veio a descobrir-se a si mesma há cerca de quatro anos. Em 2004, quando integrou o agrupamento Da Flipe, do qual foi também fundadora, começou a experimentar e a por à prova as suas cordas vocais. Nessa altura, Nelma, até por não ter ainda um estilo musical pessoal bem vincado, aventurou-se do R&B ao RAP, coadjuvada pelos seus companheiros de banda, Idiamin, Leo Dukapa e Mandinga. Porém, e apesar da amizade que unia os membros da Da Flipe, a banda durou pouco menos de doze meses, tendo chegado a gravar em estúdio dois temas, que não vieram a público. Por outro lado, esta experiência serviu de catapulta para todos, sendo que Nelma destaca-se na área musical.

Os quatro amigos, como que magneticamente atraídos, voltaram a encontrar-se, quando, um a um, foram aderindo ao NELO, Núcleo de Estudantes Amigos do Livro, uma associação afilhada da Escola de Artes e Letras da UEM – Universidade Eduardo Mondlane. Desta feita, cada um deles parecia ter se encontrado com as suas vocações. Foi no âmbito do NELO que Nelma passou a conviver mais com Mashani, que também era membro do NELO. Mashani, no início da caminhada a solo de Nelma, foi de extrema importância, pois, além de seu instrumentista, era uma espécie de mentor. Mais tarde, Mashani e Nelma, foram companheiros de banda, a Ndjango, da qual foram também fundadores.



A Ndjango é a banda onde Nelma tem vindo a evoluir, como a vocalista principal, e que lhe permitiu dar asas a sua carreira solo, novamente, dado que tratar-se de um projecto jovem, flexível e dinâmico. E é no âmbito da carreira a solo que nesta quinta-feira, dia 14 de fevereiro de 2008, no sítio de costume, Café e Bar Gil Vicente, será lançado do primeiro vídeo clip da carreira da nossa estrela em ascenção, que contou com a participação especial de Miguel Xabindza, igualmente um membro da Ndjango. A produção esteve a cargo da Killombo Produções em parceria com a Maocha’s (Produtora Independente) e ao Direcção do video a cargo de Leonardo Nhavoto, o actual manager da carreira a solo de Nelma Mfumo. O lançamento do clip de Decisão está inserido no evento Noite d’amor do Projecto Poder na Voz “Minha Voz Meu Direito” do British Council.

Fonte: Kilombo Kultural

Sem comentários: