terça-feira, 20 de abril de 2010
Primeiro video da rapper Iveth
cotoneterecords — April 20, 2009
Iveth Amiga
lencinho caiu na mao.
Lençinho Caiu Mão (Drop The Hankerchief or Rag Tag) is a kids game usually played in kindergarten.
Ni Ta Ku Fonela de Azagaia.
Artista: Azagaia c/ Neto
Álbum: Babalaze
I
Eu sei que a lista é grande
De todas vezes que o teu homem andou distante
E o meu livro de desculpas
Já nem cabe na estante
...às vezes nem me resta um instante pra TELEFONAR
Quando eu tou no estúdio
Eu esqueço tudo
E faço da musica o meu mundo
E tu dizes que é absurdo
Que eu não arranje nem um minuto
Sequer pra pegar no celular e...TELEFONAR
A tua rival chama-se música
O teu rival chama-se tempo
Mas sempre um de cada vez
Se tou na música não tenho tempo
Ficas sempre em último plano
E as vezes nem tenho plano de...TELEFONAR
Só pra avisar que venho tarde
Ou me desculpar porque não venho
E quando penso em ligar-te
É crédito que não tenho
E desta vez é mais uma vez
Que não vai dar pra parar e...TELEFONAR
Pra dizer que te amo e que amanha tenho a entrevista
Na hora que combinamos de eu levar-te ao dentista
Shit...caraças,
eu tenho mesmo que...TELEFONAR
Pedi emprestado um telemóvel
Tenho o teu número de cor
É madrugada mas vou ligar
E ver se evito o pior
Tou feliz, amanhã já não me acusas
De nem sequer...TELEFONAR
...Chama, chama e tu não atendes
Vou ligar pra fixo, mesmo assim ninguém atende
Deve ser da hora
E é mais uma vez que eu não...TELEFONEI
Coro:
Huuuuuuuuuuuu
Ni ta ku fonela (3x)
Wene, wene,wene,wene
II
Desde que vi mentiras nas verdades
Eu divido-me em metades
Metade namorado
E namoramos so metade das nossas tardes
E metade querem as fãs que tão sempre a...TELEFONAR
Pra falar com o Azagaia mesmo depois das vinte e três
E tu atendes o celular tipo quem é desta vez
É uma voz feminina que diz
"Diz a ele pra"...TELEFONAR
E tu perguntas quem ela é
Eu digo que eu não a connheço
Eu sou artista e muitas vezes
Tenho que pagar esse preço
E tu sais disparada, irritada
Dizes pra eu não...TELEFONAR
E ficamos de relações cortadas
Tu não atendes minhas chamadas
Compro flores e bom bons
Vou caçar-te nas escadas
Meu amor, por quê não atendes quando eu ligo
Eu tou sempre a... TELEFONAR
E então fazemos as pazes
Hoje eu não tou pra ninguém
Esqueço o meu nome nos cartazes
Esqueço fãs e paparazzis
Esqueço o mundo lá fora
E não atendo se alguém me...TELEFONAR
E nós fazemos amor
Aliás reiventámos o amor
E tu percebes o novo conceito
Em cada gota do meu suor
E tu te ris, das vezes que zangaste por eu não...TELEFONAR
Coro final
Stop pirataria
Para Armando Artur, ministro da Cultura, o desafio consiste em redobrar as acções de combate a pirataria, no qual a Polícia assume o papel de proa, estendendo suas acções à escala do país.
Artur defendeu no encontro que “o combate desta prática ilícita requer uma acção integrada e inter-institucional, na medida em que a legislação, por si só, não logrará atingir o sucesso que almejamos”.
A pirataria em Moçambique é caracterizada pela gravação digital ilegal de fonogramas e videogramas, associado às facilitadas que o acesso à internet oferece.
O comandante geral da PRM, Jorge Khalau, considerou a pirataria como um crime e que deve ser tratado como qualquer outra infracção.
“A violação do direito do autor é um crime e nós precisamos desmantelar todas as industrias piratas que andam por aí” disse Khalau, tendo sublinhar que a missão não passa do envolvimento de toda a sociedade.
“Precisamos desmantelar a indústria ilegal e para tal contamos com a ajuda de todos (da sociedade, do ministério da cultura e até do próprio autor/músico) na denúncia de todo o tipo de produto pirateado, não importa a proveniência, seja nacional ou estrangeira”, disse Khalau.
A arte em Moçambique, como em qualquer outro país, constitui um instrumento de geração de riqueza, no desenvolvimento económico do país e sobre tudo na luta contra a pobreza.
O MC diz estar a desenvolver acções visando a formação de agentes fiscalizadores em matérias relacionadas com a lei dos direitos do autor e direitos conexos, assim como o combate à pirataria, para além do trabalho de mobilização e sensibilização dos criadores artísticos, agentes económicos e a sociedade em geral a contribuírem com acções de denuncia de actos de contrafacção de produtos culturais.
No encontro, ficou de comum acordo que técnicos do MC irão trabalhar com a PRM na identificação do produto cultural pirateado, existente nos mercados formais e informais.
REGULAMENTO À VISTA
Maputo, Quarta-Feira, 7 de Abril de 2010:: Notícias
O GOVERNO aprovou em 2001 a Lei 4/2001 sobre os Direitos de Autor, a qual revoga o Código dos Direitos de Autor aprovado pelo Decreto-Lei 46.980, de 27 de Abril de 1966. Volvidos nove anos sobre a aprovação daquele novo dispositivo legal datado de 27 de Fevereiro de 2001, não existe ainda o seu regulamento, instrumento indispensável para a sua efectiva aplicação.
A falta de regulamento tem impedido várias acções tendentes não só ao combate à pirataria, mas sobretudo viradas para o estímulo, promoção e defesas de todas iniciativas no domínio das artes, ciência e da cultura.
Entretanto, de acordo com informações facultadas ao nosso jornal pelo director do Instituto Nacional do Livro e Disco (INLD), Boaventura Afonso, estão curso consultorias visando a produção do Regulamento da Lei 4/2001. Além do Regulamento da Lei sobre os Direitos de Autor, também foi contratada uma consultoria que neste momento está a trabalhar para a regulamentação da indústria musical.
Revelou que os consultores que estão a trabalhar sobre o Regulamento dos Direitos de Autor estão neste momento a trabalhar em algumas províncias do país, auscultando as diversas sensibilidades sobre a matéria. Disse que nesse âmbito já foram visitados às províncias de Inhambane e Nampula, esperando-se que nas próximas duas semanas, mesmo trabalho seja efectuado em Maputo.
Indicou quem em Junho próximo, os consultores vão apresentar a primeira versão do Regulamento, prevendo-se que na ocasião se organize um seminário nacional no qual o documento será debatido antes de ser levado às entidades competentes.
Entretanto, Boaventura Afonso, revelou que há várias consultorias contratadas para a produção de diferentes dispositivos legais no campo das artes, da ciência e da cultura.
Apontou como exemplos, instrumentos legais relativos à política linguística e desenvolvimento da indústria cultural.
notícias
Vdeo de Dama do Bling
Realização: Maochas Filmagem e Montagem: K I S A I Produção: Dama do Bling
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Stewart Sukuma Tingalava ny Matlahary ya Ndzilo
Stewart Sukuma Tingalava ny Matlahary ya Ndzilo
Tukuraka
Feat. Jenny & Tofu Tofu
No casting, No make up, No script, this is a truly street dance music video... from maputo to Jo'burg...from m'ganda to mbaqanga waving hello to the house music...
Sobre Top Label
A Top Label e um Grupo de Músicos, produto da Top Rádio , Gravado pela Top Records , constituído por 17 Elementos nomeadamente, Gabriela, Mano Velho, Abel Crisanto, Abel Laste, Gilman Ivan, Nuno Abdul, Yolanda Ana, Jafet Sitoe, Kelvin Ismael, Rui Michel , Márcia Rocha, Júlio António, Abuchamo Munhoto, Teresa Nfumo, Esperança Bembel e izaquel Maurício. Tem como objectivo, contribuir para crescimento e continuidade da Musica Moçambicana, no conceito de unidade nacional; juntando jovens do Norte, Centro e Sul de Moçambique. O instrumento principal deste Jovens è Voz … prometendo desta forma zelar pelos bonsusos e costumes da nossa cultura primando pela produção de Musica com conteúdo útil para Sociedade. È um bebe que prometemos poder andar e correr em tempo útil pelo bom nome de Moçambique.
Isabel Novella em entrevista a Revista O Tunel.
Contact: isalive1@gmail.com
Entrevista Revista O Tunel
Deixo aqui ficar uma entrevista que fiz para a Revista Mocambicana O Tunel ( 3a edicao Dezembro 2008)
O Tunel: Quem é Isabel Novella?
Sou eu,a menina das fotos (risos)
A quanto tempo no mundo da musica e como começou a interessar-se pela música?
Nasci e cresci rodeada de musica, meu Pai tocava guitarra e Piano e minha mãe fazia parte do corro da igreja e la em casa a musica sempre esteve muito presente, mas o que me puxou mesmo pra musica foi o meu irmão (Neco) ,com quem comecei a dar os primeiros passos na musica ,aos 5 anos ja fazia parte de um grupo de criancas (canto e dança) comecei a actuar em festivais infantis, programas televisivos e radiofónicos, e desde então nunca mais parei, ( esta e a versão mais curta da minha historia ?)
Música para si, uma paixão ou profissão?
Antes de ser profissão musica e uma das minhas maiores paixões.
Quando e como começou a actuar pelo mundo afora?
Em 2004 comecei a sair de Moçambique pra cantar fora, primeiramente na África do Sul onde 2 dos meus irmãos (Nello e Izildo Novela) se encontravam a viver e fazer musica,eu e a minha irmã (Cidália Novela) nos juntamos a eles e actuávamos com a banda The Novellas e também como coristas pra outros músicos, e em 2005 vim a Holanda onde me encontro agora eu e os meus irmãos e de la pra ca tenho actuado por alguns países ca na Europa,com NecoNovellas e como Isabel Novela (solo).
Como te sentes por ser um sucesso no estrangeiro e anónima no teu pais?
Não diria sucesso nem anónima, sou conhecida no estrangeiro e também em Moçambique embora meu nome não seja mto popular,trabalhei com musicos Mocambicanos por muito tempo (como corista) e meu nome consta em varios trabalhos discograficos.
A quanto tempo estas a viver no estrangeiro?
Costumo dizer que vivo entre Mocambique e Holanda porque desde 2004 comecei a dividir-me viajando sempre entre os dois paises e e o que tenho feito ate hoje.
Acredito que nao tenhas muitas memorias de casa ( Mocambbique).
Pelo contrario tenho muitas,nunca deixei de voltar para casa e faco isso todos anos.
Sente saudades de casa,pensa em algum dia voltar ( de vez) ?
Quando estou fora sinto saudades sim, dificil dizer se fico de vez porque a musica me leva pra muitos lados,mas casa e sempre casa.
Qual e o estilo de musica de Isabel Novella?
Eu chamo o meu estilo de Soul funky jazz ha ha ha, a minha musica e resultado das diferentes influencias que tenho.
Como corista trabalhei com diferentes musicos e em diferentes estilos,cresci a ouvir varios estilos musicais e uso tudo de positivo que vou absorvendo para fazer a minha musica do meu jeito ( buscar um estilo que me identifique)
Influencias?
Varias,como ja tinha dito escuto muitos estilos de musica desde o jazz aos mais tradicionais,vou so citar alguns nomes mas a minha lista e enorme,Jill Scott,Bobby Macferrin, Erhyk Badu,Joe Zawinul,Sara Tavares,Talib Kweli,NecoNovellas,Bilal.Chet Baker, Sarah Vaughan,The roots... e muito mais ,resumindo toda boa musicae de certa forma uma influencia pra mim.
Trabahos editados?
Estou neste momento em estudio a gravar o meu primeiro CD a solo,mas ja tenho 2 cds editados com NecoNovellas e o meu nome consta em outros CD's onde fiz participacoes e como corista.
Porque so agora o CD?
Andei todo este tempo envolvida com musica, em concertos, e a gravar com varios musicos,sinto que ja e altura de editar um trabalho meu, ja me sinto bem preparada para tal (ganhei muita experiencia) e tenho recebido um feedback positivo do publico,isso tambem me incentiva.
Em que idioma te expressas nas tuas musicas?
Misturo muito o Ingles e Portugues e tambem uso alguns dialectos como Chope e Changana.
Do teu ponto de vista como achas que recebem as tuas musicas?
Sao super bem recebidas e isso me da forca para continuar a escrever,compor e cantar.
Quais sao ou qual e o teu objectivo na musica?
O meu objectivo e cantar e tocar as pessoas com a minha musica,acho muito especial o facto de poder tocar as pessoas estando elas onde estiverem,nusica e algo que marca,cresce connosco,fica na nossa historia...
Constatamos que Isabel tem actuado frequentemente em lugares como: Luxemburgo,Belgica,Franca,Espanha,Netherlands,entre tantos outros. Como fazes para gerir o tempo visto que tens que escrever,compor e gravar novos sons?
E simples,eu tenho sempre papel e caneta por perto e um gravador onde anoto todas ideias que me vao surgindo,componho as minhas musicas assim, e as viagens e concertos nao atrapalham nunca,pelo contrario inspiram-me.
Muitas vezes gosto mesmo de escrever directo no estudio, sentir o beat e me deixar levar.
Deve ser algo inesquecivel participar em festivais como:
North Sea Jazz,World Sessions,Mercato Mundial, Pure Jazz...Diga-nos, qual destes lugares representou uma experiencia memoravel e porque?
O North Sea JazzFestival,e uma experiencia unica estar no mesmo festival com o Bobby Macferrin,Jill Scott ,Alicia Keys,Richard Bona,Pat Metheny,Angie Stone,Diana Krall e muitos outros grandes nomes da musica e pessoas que eu admiro e gosto muito. Ter aquela oportunidade de conviver com eles e algo para nao esquecer.
Quais sao os processos a seguir pra ter Isabel Novela a actuar em Mocambique?
Uma ligacao, eu e-mail e eu to ai ha ha ha,deixo ficar aqui os contactos:
isalive1@gmail.com
+31648173756
+258824768280
P.S: estes sao contactos so pra shows, e para quem quiser escrever directamente pra mim,pra conversar,trocar ideias e e-mail e isanovellas@gmail.com
Tens contrato com alguma editora?
Nao assinei com editora nenhuma ainda,recebi ja algumas propostas e quero ter tempo p'ra analisar,mas agora estou mesmo concentrada no meu CD ( gravacoes) e depois vamos a parte das editoras.
Como fazes pra divulgar o teu trabalho?
Vou divulgando a medida que vou actuando e atraves da internet ( myspace) , radios.
O que achas do Hip-Hop?
Eu gosto de Rap,para mim e um tipo de musica muito forte,costumo dizer que e mais que musica no sentido de ter a particularidade de poder influenciar em muita coisa.
Es capaz de fazer colaboracoes com artistas do Hip-Hop?
Nao so sou capaz como ja fiz algumas com alguns rappers Mocambicanos como e o caso do DMG,Xitiku ni Mbaula,The Ripper e tambem rappers de fora Mic Nif ( Holanda), Soulstice ((U.S.A),Kosmico ( Portugal),gosto muito de poder contribuir no Hip-Hop,por um pouco de mim nesse lado.
Planeias lancar algum projecto este ano? (2008)
Tudo vai depender do tempo andei, ocupada com concertos,neste momento estou em estudio e na quero fazer as coisas as pressas,vou levar o meu tempo a gravar e assim que tudo estiver pronto eu lanco o meu CD.Tudo a seu tempo.
Algo que queiras dizer que nao tenhamos perguntado?
Estarei em Maputo brevemente e fiquem atentos a novidades.