segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Centro cultural nasce na Beira

Vista aerea da cidade da beira.

(imagem retirada do blog Devaneio.)


A CIDADE da Beira irá contar a partir deste ano com mais um centro cultural, a ser erguido pelo grupo Mfuma Ya Moçambique, que possui um plano desenhado e parte dos fundos necessários para o efeito. Francisco Júnior, coordenador da área de gestão e projectos da associação, disse ao nosso Jornal que a concretização da iniciativa visa, essencialmente, abranger com maior relevância várias áreas do domínio da cultura para divulgar e valorizar a cultura moçambicana, com enfoque para a feita pelos beirenses.

Conforme prevê o plano estratégico do Mfuma Ya Moçambique, áreas como teatro, música e canto e dança serão as principais a ser movimentadas no centro cultural, que diz ter em vista trazer à ribalta a identidade cultural moçambicana por exemplo a partir da investigação de danças e ritmos tradicionais nos distritos.

Com a construção daquele centro cultural, a capital de Sofala passará a ter três instituições do género, contando-se já os da Universidade Pedagógica, ora em reabilitação e a funcionar no antigo cinema 3 de Fevereiro, e o Centro Cultural Português.

“Pretendemos como um dos grandes desafios para este ano a construir um centro cultural que vai servir também para acolher outras artes e ainda, dinamizar a identidade cultural a partir de investigação nos distritos”, Francisco Júnior.

Para a construção do centro cultural, segundo a fonte, já existem alguns fundos, mas não suficientes, pelo que o grupo espera encontrar parcerias para levar avante o projecto. A concretizar-se o projecto, o centro deverá ser erguido no bairro da Manga ou o da Inhamizua.
“O que queremos é fazer com que o grupo funcione em moldes empresariais com projectos de geração de rendimentos”, afirmou.

Aquele grupo cultural vai também movimentar a área da literatura, esperando abrir duas livrarias, uma no distrito de Cheringoma e outra em Caia.
Júnior explicou igualmente que Mfuma Ya Moçambique espera trazer à ribalta a cultura nacional a partir dos ritmos e hábitos tradicionais que deverão ser identificados nos distritos.

Com o slogan “Mfuma Ya Moçambique, orgulho da cultura moçambicana”, o grupo trabalha actualmente com apoio da Aliança Internacional para a Saúde (HAI) no âmbito da sensibilização das comunidades sobre o HIV/SIDA e aderência aos anti-retrovirais, para além do apoio do sector cultural da direcção provincial da Educação e Cultura de Sofala.

notícias

Sem comentários: