segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Video de MC Roger ft Ziqo - Hoyo Hoyo Masseve

Leia Mais…

12 Mulheres de João Cabaço


Homenagem ao senhor da voz

Jovens, belas e com lindas vozes. Juntam-se para esta noite cantarem os sucessos de João Cabaço. Ele estará ao lado delas e será acompanhado por instrumentistas de Nondje e K-10
O Centro Cultural Universitário, em Maputo, será palco de um concerto para homenagear o guru da música moçambicana, João Cabaço. Para marcar a diferença, Cabaço convidou 12 mulheres para o acompanharem no palco, sendo que cada uma delas vai interpretar um tema seu.

Numa conferência de imprensa havida para anunciar o show, Cabaço explicou que o propósito de juntar 12 mulheres e todas elas jovens, em palco, é uma forma de passagem de testemunho ou de deixar um legado às novas gerações.

“Isto prova que não existe conflitos de geração e nós, os mais velhos, temos a obrigação de deixar um legado aos jovens que têm vontade de fazer música. A música é isto, harmonia melódica, a dócil voz e é isso o que vamos trazer neste concerto”, explicou Cabaço.

As vozes a que João Cabaço se refere são de Lenna Baule, Agata, Sizakiel, Tanselle, Açussena Matola, Isabel Novela, Juthy, Yolanda, Sheila Jesuita, Filó e das irmãs Belita e Domingas.

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Leia Mais…

DANÇA CONTEMPORÂNEA - Mocambique conquista primeiro lugar


MOÇAMBIQUE conquistou recentemente o primeiro prémio no concurso africano de dança contemporânea, realizado no Mali. A coreografia da obra "Oroboy Stop", do moçambicano Horácio Macuácua, foi considerada pelo júri a melhor entre as dez seleccionadas para a fase final.

Para o concurso intitulado “Danse L’Afrique danse”, concorreram mais de cem grupos de diferentes países.

Moçambique foi considerado o melhor levando a vantagem sobre o grupo Aly Karembé, da República Democrática do Congo, e Qutus Onikeku, da Nigéria, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Com a conquista do primeiro lugar, Moçambique vai receber como prémio dez mil euros e terá direito a uma digressão pelos países africanos, Europa e América Latina.

De referir que o concurso já vai na sua oitava edição e tem registado anualmente muita aderência de grupos concorrentes.

Leia Mais…

Soundcity Music Video Awards - Tânia Tomé vence melhor vídeo 2010




A CANTORA, compositora e poetisa moçambicana, Tânia Tomé, é a vencedora do prémio de melhor vídeo na categoria "Soundcity Fresh Video" do programa “Soundcity Music Vídeo Awards 2010”, realizado na Nigéria.


Tânia Tomé conquistou o prémio com o vídeo da sua recente composição "Nhi Ngugu Haladza".

“Soundcity Music Vídeo Awards” é um programa que visa reconhecer e premiar artistas, bem como produtores e directores de vídeos de música de África, com ênfase para criatividade, inovação e interpretação de conceitos na canção projectados nos ecrãs. Artistas de renome como Freshly Ground (da África do Sul), Asa, 2Face Indibia, Anselmo Ralph (Angola) foram vencedores de edições anteriores do referido evento.

Segundo o júri do evento, Tânia Tomé venceu o prémio por ter tido a música e vídeo mais talentoso, criativo e inovativo, além de ter conquistado maior número de votos, muitos destes provenientes de diversas partes do mundo.

A música “Nhi Ngugu Haladza” foi composta e interpretada por Tânia Tomé e produzida pelo conceituado João Schwalbach, tendo o vídeo também sido produzido e realizado por Tânia e editado pela MG Produções.

TÂNIA TOMÉ

Maputo, Quarta-Feira, 24 de Novembro de 2010:: Notícias
Começa a cantar aos 3 anos de idade por influência do pai (cantor e compositor), aos 7 anos de idade vence o primeiro lugar no prémio de melhor voz num concurso para África Austral realizado em Moçambique pela World Health International.

Aos 20 anos ganha o 2º lugar no Festival da Canção realizado no Porto, em Portugal e no já no término do seu curso de Economia vence mais um importante prémio para africanos, da Fundação Mário Soares (ex-presidente de Portugal) pelo seu bom desempenho académico e pela contínua ligação durante a vida académica com actividades artísticas e humanitárias.

Tânia vem actuando a nível nacional e internacional, tendo actuado e conhecido artistas como Lokua Kanza, Tito Paris, Otis, Zé Afonso, Bonga, Asa, Freshly Ground, Ibiyemi entre outros. A nível nacional teve oportunidade de cantar com artistas como Mingas, Roberto Chitzonzo, Júlio Silva, Stewart Sukuma, Chico António, Hortêncio Langa, entre outros.

Ao longo dos últimos 7 anos tem sido júri de programas de TV para descoberta de novos talentos nas diversas artes e sobretudo na música.

Notícias

Leia Mais…

Stewart Sukuma - Tukuraka remix


Album: Nkhuvu
Artista:Stewart Sukuma, Jenny, Tofu Tofu
Compositor:Stewart Sukuma
Ano: 2009

Directed by Agostino Carlos
Music by Fernando Perdigao
Produced by Silvestre Junior

Leia Mais…

Show Cheny Wa Gune Quarteto - Antídoto

Leia Mais…

Cantora Amélia Moiana revivida em CD póstumo


É sexta-feira lançado no estúdio auditório da Rádio Moçambique um disco póstumo da falecida cantora Amélia Moiana, que em 2006 surpreendeu o país ao lançar o seu primeiro álbum aos 75 anos.

O novo disco, “Pswilo Pswa Misava”, reflecte o trabalho de estúdio que a malograda esteve a efectuar nos seus últimos meses de vida com a editora Diamante, que o edita, de que é responsável o conceituado músico Dimas.

O lançamento do álbum de nove temas, cinco deles inéditos, está a ser coordenado pela família de Amélia Moiana, que pretende partilhar a sua herança com amigos e público amante da música da malograda, que misturava melodias fortemente influenciada por ritmos moçambicanos, jazz e gospel.

O estúdio auditório da RM fará assim desfilar para além de uma filha de Moiana, Elsa Hunguana, e uma neta Cacilda Ivone, os famosos músicos Dimas, Sizaquel, Inocêncio Matola, Naldo e Cadinho. Estes artistas cantarão um tema integrado em “Pswilo Pswa Misava” e mais um da sua autoria.

Elsa Honwana e Cacilda Ivone integraram as gravações e tiveram mesmo que interpretar para o disco alguns temas que Amélia Moiana não pôde gravar, uma vez adoentada, situação que pôs termo à sua vida em 2009.

Tal como “Moya Wanga”, o disco póstumo de Amélia Moyana reúne temas cantados maioritariamente em changana.

A falecida cantora era uma figura conhecidíssima do público gospel na capital do país e não só. Já participou na parada “Top Feminino”, da Rádio Moçambique. Concorreu com o tema “Psilo Swa Missava”, em 1999, que dá título precisamente ao álbum que será lançado. Numa outra edição do concurso, entretanto extinto para integrar o actual “Top Ngoma”, participou com “Mintiru Ya Mhunu”.

Amélia Moiana começou a cantar nos anos 1960 no Centro Associativo dos Negros, hoje “Ntsindza”, no bairro do Xipamanine. Frequentava desde criança a Igreja Presbiteriana de Moçambique, onde era maestrina de um dos corais.

Notícias

Leia Mais…

Concerto Philip Monteiro em Maputo

O conceituado cantor cabo-verdiano, Philip Monteiro, já se eoncontra em Moçambique para realizar dois concertos. Esta sexta-feira Philip Monteiro vai actuar em Maputo e no Sábado na cidade da Beira.

10 anos depois, Philip Monteiro volta a cidade de Maputo para um mega concerto. Neste concerto Monteiro vai brindar ao público amante da sua música, com seu recente álbum, incluindo temas antigos com destaque para Paké Ama, Alta Segurança entre outros.

Acompanhado pela banda “Maravilhas”, composta por músicos moçambicanos, Monteiro vai realizar o segundo grande concerto na cidade da Beira, no sábado próximo.

Refira se que para além de cantar, Monteiro vai dar luz verde ao seu projecto de gravação de músicas acompanhado por novos talentos moçambicanos.

In O Pais Online

Leia Mais…